SAIBA QUANTO VOCÊ CONSOME

No Brasil a regulamentação da provisão de serviços é responsabilidade dos municípios. Desta maneira, cada um possui uma tarifa diferente de acordo com suas provisões, consumidores e infra-estrutura. Existem dois modelos de tarifa mais utilizados: a simples e a tabela progressiva.

Abaixo um exemplo de cada um desses modelos de acordo com a tarifa utilizada pela SABESP (Companhia De Saneamento Básico Do Estado de São Paulo):



Simuladores

Conheça alguns simuladores de consumo de água que poderão ajudar no cálculo de consumo ou clique aqui para ver uma lista completa de simuladores de água, gás e energia elétrica.


Simulação de consumo de água da SABESPSimulação de consumo de água da SABESP

Como a tecnologia pode ajudar o consumo consciente?

A revolução tecnológica trouxe benefícios em diversas áreas para a sociedade. O combate ao desperdício e a preservação de recursos naturais também foram beneficiados. Conhecidas como tecnologias conscientes, essas tecnologias foram criadas para aplicar conhecimentos tecnológicos de modo permitir que o consumo de água, gás e energia sejam realizados sem exceder as necessidades das pessoas evitando o desperdício e mal uso desses recursos.


Você que é um consumidor consciente, clique aqui e saiba mais sobre tecnologias conscientes.



Fontes: Instituto Akatu e SABESP